Thursday, December 01, 2011

Coisas de Montreal

Estou em Montreal há 18 dias. Nesse tempo percebi uma coisa meio estranha: a cidade está sempre molhada. Todas as vezes que eu vou pra rua tem aquele ar de que acabou de chover. A rua e a calçada molhadas, um pouco de água empoçada nos cantos, uns restos de gotas pingando das árvores... "Ok", você pensa. "Chove muito em Montreal, Isabel, qual é o problema?"

O problema é que não chove muito em Montreal.

Sim, os dias são quase todos cinzentos, e sim, a previsão sempre é de chuva, mas eu raramente vejo a chuva. Passo relativamente bastante tempo andando pela rua, de um lado pro outro, no trajeto casa - escola - loja nerd onde eu posso comprar balas numa latinha de cogumelo do super mario - casa. Até agora, acho que precisei abrir o guarda-chuva três vezes. Mas todo santo dia tem esse resquício de chuva espalhado por aí.

Não que isso faça lá muita diferença na minha vida, mas eu queria saber por que a cidade vive molhada.

***

Em questão de uma semana e meia, a vista que eu tenho do meu quarto foi disso:


Pra isso:


É, nevou. Foi só uma neve fraquinha, durante um dia, e já ficou tudo branco e lindo. As ruas foram tomadas por centenas de tratorzinhos removendo o gelo da pista, e eu aprendi que em dia de neve preciso sair mais cedo de casa pra não chegar atrasada. Dois dias depois, não tinha mais neve nenhuma, e a cidade estava só molhada de novo.

Aí essa semana, na escola, teve um cursinho básico de como sobreviver ao inverno canadense. "Não se assustem", a professora disse, "o frio de -35ºC é só de vez em quando. Geralmente, a temperatura fica só entre -15 e -20". Ah, bom. Se é assim tá tranquilo, né? Depois ela deu mais umas dicas de que sapato usar, que casaco vestir, como proceder quando o frio rasgar a sua pele, e seus dedos congelados caírem... Esse tipo de coisa. Foi útil e assustador, e meu cérebro ficava repetindo "brace yourselves, winter is coming" a cada nova informação que a professora dava.

***

Todo mundo fuma maconha aqui (menos eu, pai e mãe). Ok, eu sei que todo mundo fuma maconha no mundo inteiro. A diferença é que aqui ninguém liga. O povo fica fumando na rua, na frente das lojas, e no ponto de ônibus enquanto espera. Aí o vento leva todo o cheiro da maconha na sua cara, e nas suas roupas, mas não tem problema, porque ninguém liga.

***

Minha latinha de cogumelo do Super Mario, que vem com balas sabor maçã verde:


Que ternura, né? $3,99 + taxas. Aceito encomendas.