Saturday, April 30, 2011

O homem do ponto.

Está sentado no ponto de ônibus. É daquelas pessoas que aparentam ter uns 80 anos, mas 20 desses acabam sendo só o peso da vida difícil. A pele, negra, está descascada.

Ele cheira mal.

Usa um moletom que há muito tempo deve ter sido branco, e agora só tem cor de sujeira. A calça jeans está desbotada. No pé esquerdo, um chinelo gasto. O outro pé está descalço, e o chinelo está deixado de lado, no chão. Ele não tem o quinto dedo do pé direito. Mas já teve os cinco. A cicatriz está ali.

Na cabeça, um boné que cobre boa parte do seu rosto. De vez em quando me olha, sem expressão, escondendo os olhos na sombra do boné. Sua barba e seu cabelo parecem ser uma coisa só: encaracolados, curtos e grisalhos. Os lábios estão acomodados de uma forma que faz com que ele pareça uma criança emburrada.

Tem um cigarro na mão esquerda, e uma caixa de fósforos na direita. Por algum motivo, resolve não fumar. Guarda o cigarro – que parece ser o único que tem – no bolso traseiro da calça, junto com os fósforos.

Fica olhando em frente, com seu campo de visão limitado pelo boné.
Imóvel.

O ônibus chega ao ponto. Eu embarco, ele não. E continua lá, sentado, enquanto eu vou embora.

4 comments:

Nanci said...

Seu olhar é primorozo, parabéns!

Marco Y said...

Pelo seu texto enxergo uma pessoa que está deixando a vida passar. Olha o mundo a sua volta, mas não enxerga nada.

Talvez esteja preso em algum momento de sua vida, lembrando o castigo de Sísifo da mitologia grega.

Qual será a pedra que ele rola todos os dias em sua mente?

Leonardo said...

Nossa esse seu texto é chocante. É a realidade que muitas pessoas vêem na rua todos os dias mas não dá o devido olhar que você deu. Obrigado por ter dado uma olhada no meu blog. Os desenhos no meu blog sou eu mesmo que faço. E tenho muitos blogs mesmos. Mas é que eu acabei separando cada um. Um pra músicas, outro pra notícias que eu gosto, outro para escrever histórias fantasiosas. É meio bagunçado mesmo. É que ainda posso dizer que sou iniciante. Um dia serei um grande blogueiro como você.

Alecks Freitas said...

Hum... Gostei deste blog.
As novidades, algumas fotos e principalmente das blusas em uma das postagens antigas.

Entre em:
http://www.FashionItBoy.blogspot.com

Abraços, e sorte para todos vcs. OK