Monday, September 06, 2010

Dia 5: Livro que mais prendeu minha atenção.

Ironicamente, eu parei de postar justamente na hora de falar sobre o livro que mais prendeu minha atenção. Mas tudo bem, vamos tentar outra vez.

Este post deveria ser sobre Os Homens que Não Amavam as Mulheres, mas vou comentá-lo mais à frente. A segunda opção seria A Menina que Roubava Livros, mas esse já foi comentado.

Como terceira opção digna de um post, vem A Revolução dos Bichos, de George Orwell. Li de uma vez só. Isso não é um grande feito, já que o livro tem só 112 páginas, excluindo posfácio e apêndices, mas se tivesse o triplo de páginas eu teria lido de uma vez só também.

Já até comentei essa obra aqui no blog, uns tantos posts atrás, em agosto de 2008. Na época eu reclamei do livro, porque me deprimiu por alguns aspectos. Primeiro: é genial demais. Me senti idiota e não ousei mais criar metáforas. Nada seria tão inteligente quanto essa fábula do George Orwell. Segundo: é curto demais. Aí você lê, não consegue parar, mas não quer que termine.

E aquelas frases tão bem construídas, e de forma tão simples... Chega a me dar um desespero. "Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros." Olha, gente. É coisa de gênio. Ditadura stanilista à parte, o autor faz uma crítica brilhante à fraqueza humana diante do poder. Definitivamente, é um dos melhores livros que já li.

2 comments:

Fabiane Bastos said...

Que coisa, agora vou ter que ler esse também!

E a lista só cresce....

Marco Y said...

Eu conheci este blog na época em que vc tinha a capa deste livro sendo exibido em "livro que estou lendo", ou algo assim.

Isto me chamou a atenção porque este é um dos poucos livros que eu li a muito tempo atrás e cuja lembrança me acompanha pelo resto da vida.

abraços